.:FSAqui:.: Aeronaves Soviéticas - Qual a sua opinião a respeito?

domingo, 11 de abril de 2010

Aeronaves Soviéticas - Qual a sua opinião a respeito?






Galera, trago para vocês mais um assunto polêmico. Vocês já perceberam que a mídia tem noticiado vários acidentes aéreos recentemente, não é? E que pelo menos uns 90% desses acidentes estão acontecendo com aeronaves soviéticas? Pois é, me perdoem os que gostam de aeronaves soviéticas, mas infelizmente eu não confio nem um pouco nesses aviões. Quando será que os países ex-soviéticos vão substituir suas latas velhas da época do foice e do martelo, e fabricar novas aeronaves com tecnologia e segurança bem superior, do século XXI?
Vários acidentes ocorreram em apenas 6 meses, como aquele IL-76 que bateu no pico de um morro e caiu em chamas (primeira foto deste post), aqueles três (se não me engano) Tu-154 que caíram muito provavelmente por falha mecânica, aquele IL-62 que teve a parte dianteira toda destruída após um pouso frustrado... E vários outros, talvez de menos gravidade! A um tempo atrás eu pensei: "quando uma pessoa importante desses países morrer voando num avião desse, talvez vão extinguir de vez essas merdas!".
Infelizmente o que eu pensei acabou acontecendo, mesmo em parte... Ontem, 10/04/2010, a 400km de Moscou às 11 horas de manhã locais, um Tu-154 que levava o presidente da Polônia caiu e matou os 96 ocupantes do avião! (quinta foto deste post) Será que este acidente vai ser mais um aviso ignorado? Ou será que muitos outros "avisos" assim virão sem que nada seja feito?
Eu não posso negar que existam bons aviões soviéticos, um exemplo disso são os irmãos gigantes An-124 e An-225, que demonstram imponência e utilidade ao resto do mundo sem causar acidentes! Mas os outros aviões soviéticos não tem a mesma "sorte"... Por que será? =(
Comentários
52 Comentários

52 comentários:

  1. A indústria soviética não vem acompanhando as novidades tecnológicas que muitas vezes provem dos Estados Unidos, reforçando ainda mais a rivalidade entra as duas potências, Com base nisso, concluimis que os avioes soviéticos vem ficando cada vez mais obselotos, e como nao possuem inovações correm mais riscos de sofrerem acidentes, como vem ocorrendo nos últimos dias. Uma pena, mas infelizmente essa é a realidade.

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  2. são russas...união soviética acabou há alguns anos.

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  3. Sim, mas as aeronaves que se acidentam mais são as fabricadas na época da União Soviética =)

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  4. Nada a ver ficam falando merda, qualquer avião cai

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  5. As aeronaves são boas,algumas otimas
    O problema são as falhas humanas de pilotagem e principalmente de manutenção.O Tu-154 é um passaro otimo para voos virtuais

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  6. Bom,eu acho que a maioria delas ja teve seu tempo de gloria e talz,ja foram muito boas,assim como as de hoje sao,mais as q ja foram boas vao perdendo seu tempo de vida e consequentemente caem,mais eh claro que nao eh somente por esse fator,algumas aeronaves ainda estao voando mesmo com seu tempo de vida longo por causa de boa manutençao,coisa que a maioria das empresas que adiquirem aeronaves velhas sovieticas nao tem dinheiro ou por outra causa tem dificuldade em manter essas aeronaves.
    abrass a todos do fsaqui !!!

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  7. LUKAS , PARA DE SER BURRO CARA.
    Quantas vezes vc viu aeronaves com empresa de boa manutenção cairem? já viu algum AIRBUS ( REPITO, AIRBUS )Da Tap cair? e olha que airbus ja virou quase rotina . pow gente quando a ignorancia acabar e os donos dessas merdas pararem de gastar dinheiro com putas e gastar na aviação talves esses avioes parem de cair

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  8. /\ Discordo, não é só Airbus que cai, Boeing cai tbm, como um 737-800 caiu no começo do ano e quase ninguem ficou sabendo!

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  9. O ultimo acidente ocorrido foi culpa do piloto, segundo o controlador aéreo. O piloto desobedeceu o controlador e proseguiu o pouso no nevoeiro que tava, e aconteceu no que aconteceu...

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  10. As aeronaves são realmente antigas, mas uma boa manutenção faz uma diferença significativa. Agora falar que esses aviões soviéticos caem por serem velhos ou pior, sem glamour isso ai é difamação, ou melhor, calúnia pois não se sabe realmente o motivo exato de todos esses acidentes, então eu acho melhor os "bocas nervosas" apresentarem os fatos antes das opiniões.

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  11. acho que ninguem aqui tem razão, pois ninguem é mecanico, ninguem conheçe como é a manuntenção e ninguem pilota as aeronaves citadas. ah beto, estamos falando de aeronaves de verdade, não de fs... ¬¬

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  12. avião não cai...derruba-se, por falha dos pilotos ou da manutenção ou dos controladores.

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  13. Aí gente a aviação russa(ex sovietica)sempre produziu boas aeronaves, basta ver o programa espacial sovietico-russo que lançou + de 10000 foguetes mais do dobro dos americanos e provavelmente serão os primeiros a pisar em Marte
    O problema dos muitos acidentes é a manutenção, o clima na Russia é um dos piores do mundo e por fim a mardita Vodka que eles bebem como agua, no resto eles tem muita tecnologia testada desde os anos 1930.

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  14. as aeronaves da união soviética estão sendo reformadas pois por que sera que a russia esta em 3 lugar em marinha exercito e aeronautica, ou melhor diser que e a terçeira potência mundial em poderil de armamentos militares

    o brasil ocupa a oitava posição no rank mundial de potencia militar
    mais o brasil em aviação militar não esta nem entres os 20, está la em baixo por está muito sucateado a força aerea brasileira esta muito sucateada, o exercito e marinha tambem está precisamos atualizar em armamentos não so crecer na ecônomia e não ter armamentos o brasil tenque estar preparado.

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  15. Clubtronic
    Tenha certeza, o b727-200 cai!!
    Só pesquisar no google que vc acha vários acidentes :D

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  16. Não é melhor postar mais addons do q essas coisas ae?
    Vcs estão ficando tem vez quase uma semana sem postar!

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  17. na minha opinião, os aviões russos sim são velhos, mas a falta de manutenção tbm ajuda, no caso do avião presidencial, ninguém seria louco de não fazer manutenção no "avião mais importante" do pais, pode ter sido culpa do piloto sim, mas é impossviel não descriminar um avião com tantos casos de acidentes.

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  18. pq o tupolev do presidente polones caiu? pq a aeronave, de tao caduca que é, nao tinha a capacidade de pousar sobre condições como neblina e chuva. O piloto insistiu no pouso, e aconteceu o que nos sabemos...

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  19. primeiro 90% dos aviões como assim companheiro? pelo que sei no maximo uns 30% dos aviões que tem caido são russos ou sovieticos dependendo do ano de fabricação muda de russo pra sovietico. os outros são em sua grande maioria franceses e americanos amigo pelo menos pelos numeros que vi e ando vendo. segundo os aviões sovieticos eram excelentes aviões que por serem feitos com menos gastos eram chamados de lata velhas é o mesmo que dizer que porque o cara se veste com roupas simples é pobre é uma comparação chula mais acho que deu pra entender. e terceiro não queremos tambem dizer que um avião sovietico que so pode ter no minimo 20 anos é um avião tecnologico ne gente? faça-me o favor todos sabemos que tecnologia é algo que ainda mais hoje em dia muda todo dia oque era bom ontem hoje ja não é e imagina então algo de 1990 no minimo? e temos que pensar que tambem isso é falta de uma boa logistica esse avião segundo o proprio governo era pra ter sido trocado ( do presidente polones ) mais por falta de dinheiro não ouve troca e so modernização ( que ficou uma porcaria porque foi feita meio as pressas tanto que o presidente tinha cancelado uma viagem pouco tempo antes de acontecer a manutenção em 2008 ) desculpem eu me alongar tanto mais queria explicar minha posição perante essa polemica valeu

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  20. na minha opinião, se você não é perito, não é de manutenção, não é piloto (pelo menos ainda), e acha que só pelo FS e só pelo fato da aeronave ser russa ela cai do nada, acho que deveria ficar de boca calada até alguem que realemente entenda do assunto dar uma palavra.

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  21. Lembrando que nem todos aviões produzidos na era soviética são da Rússia, caso da Antonov que fika na Ucrânia!

    Só tenho uma coisa a dizer sobre aviões Ex-Soviéticos:

    http://www.youtube.com/watch?v=R5hdE9YSfEQ

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  22. Feias..
    se focem boas o mundo inteiro usava! Parecem q eles soh fazem essi tipo de tecnologia soh pra eles... Russia vive sozinha!sphot

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  23. Concordo com o nosso amigo ANDRÉ OLIVEIRA, eu moro aqui em Portugal e já tive o prazer de visitar o setor de manutenção da TAP, inclusive, um amigo meu trabalha lá, a manutenção "interna" é periódica, sendo assim enviada as aeronaves para a AIRBUS quando o centro não acha possibilidades de arranjar .. no caso do ultimo que matou o Presidente, uma falha humana, que por acaso, há cerca de alguns anos poderia ter acontecido.. O CONTROLADOR PEDIU QUE FOSSE REALIZADO O POUSO NO ALTERNATIVO, DEVIDO AO MAU TEMPO, ASSIM QUE INFORMADO, O PRESIDENTE (O MESMO QUE MORREU) NÃO AUTORIZOU O PILOTO A IR AO ALTERNATIVO, MESMO ASSIM O PILOTO ACATOU A ORDEM DO CONTROLADOR E POUSOU EM SEGURANÇA NO ALTERNATIVO...E O QUE ACONTECEU A ESTE PILOTO ?? LOGO QUE POUSOU O AVIÃO ESSE MESMO PRESIDENTE O DESPEDIU, POR DESACATO AO PRESIDENTE... E AGORA NESTE ACIDENTE.. SERÁ QUE NÃO FOI O MESMO PROCESSO?? MAS AO CONTRÁRIO DO OUTRO PILOTO, ESSE COITADO FOI NA CONVERSA DO PRESIDENTE...E DEU NO QUE DEU!!!

    GOOD FLY!!

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  24. Fato 1- O TU-144 supersônico caiu porque o piloto tentou evitar uma colisão com um caça que estava em vôo de formação em um show aéreo na França,de fato ele conseguiu evitar o choque,porém ficou desorientado e perdeu controle do avião que caiu em seguida,então não foi por falha mecânica.
    Fato 2- O Bombardeiro TU-95 Bear é tão bom e perigoso quanto seu equivalente norte-americano o Boeing B-52 e ambos foram modernizados.
    Fato 3- Os soviéticos foram pioneiros em lançamentos de satélites e viagens ao espaço.
    Fato 4- Na área militar seus aviões concorrem em igualdade com os norte-americanos.
    Fato 5- Infelizmente na área civil não obtiveram muito sucesso fora de seu território(apesar dos bons aviões)devido a maioria dos usuários de Boeing mamarem nas tetas do Tio San que sempre ameaça impor o embargo.
    Aviões caem,sejam soviéticos,norte-americanos,brasileiros,argentinos,italianos,franceses,etc...

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  25. So pra registrar:1- o presidente da polonia,fez um vôo numa empresa comercial(a manutenção do tu-0154 era boa??,não sei) e não no aviao presidencial
    2-ha indicios fortes que o piloto errou,pois o controlador insistiu para que ele fosse p aeroporto alternativo e ele fez 4 (quatro tentativas debaixo de um fortissimo nevoeiro) (apesar de ser virtual,leio livros e mais livros de aviaçãoe meu sobrinho é cmdte 737-800.....)eu,mesmo no virtual so faço 2 tentativas não mais que 2.

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  26. Nada Ve pode se ate o 14 bis se o piloto for bom.
    Nao tem essa de aviao sovietico e podre,tem q ter piloto ao nivel,para o tontao ai em baixo que falo q airbus n cai.nao cai e o caralho, se vc quizer eu sito varios boeing e airbus que ja ciram.So no Brasil ja caiu um de cada. Como eu falo tudo depende do piloto!!!!!

    >:(

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  27. Bom, eu como autor desta postagem, vou contestar alguns comentários aqui postados:
    1)LuKas, é fato sim que todo avião pode cair, mas nada me tira da cabeça que a chance disso acontecer com aviões EX-SOVIÉTICOS é maior;
    2)André Oliveira, chará, infelizmente eu tenho que discordar de você, um exemplo de que isso acontece de verdade foi o vôo AF447 da AirFrance.
    3)Vini.Sonic, pode até ser calúnia ou sensacionalismo, como preferir, mas eu particulamente não gosto das aeronaves soviéticas, e porque raramente são lançados aviões novos russos ou de outros países ex-soviéticos com tecnologia mais avançada, e os aviões antigos soviéticos parecem feitos às pressas para concorrer com os norte-americanos só para "vencer" a Guerra Fria, sendo assim mal-planejados, de baixa qualidade e baixa durabilidade.
    4)Xd, eu gosto de postar textos polêmicos assim para agitar um pouco o FsAqui quando não há postagens, por isso eu faço isso.
    5)Paulo Edigio, disse tudo, o Tu-154 tinha o norte-americano 727 como concorrente, mas como ambos eram fabricados em países diferentes e completamente opostos, cada um desenvolveu tecnologias próprias ou QUASE iguais. Eu diria que o 727, mesmo sofrendo vários acidentes graves, teve um planejamento melhor, uma divulgação maior, e seus materiais são de boa qualidade, garantindo-lhe uma vida útil longa.
    6)Feijão, eu disse "PELO MENOS 90%", ou seja, isso não é um valor certo. Justamente por fabricarem poucos aviões novos, os países ex-soviéticos ainda usam aviões que tem mais de 20 anos de idade. E como eu disse antes, estes são feitos com material de qualidade ruim e não tem uma durabilidade decente.
    A nossa Embraer fabrica excelentes aviões, e hoje ocupa o 3º lugar no ranking de construtoras de aviões, perdendo só para a Boeing e a Airbus. =)
    Enfim, a Rússia não está aproveitando corretamente a transição pro capitalismo, se aproveitasse fabricaria aviões melhores. Vale considerar que eu me referi as aeronaves fabricadas na época da UNIÃO SOVIÉTICA, então o que vier depois dos ex-soviéticos pode vir melhor (ou pior).

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  28. O mal pode não ser das aeronaves mas sim dos pilotos com má formação que são contratados pelas companhias soviéticas ou russas como quiserem.

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  29. aviao sovieticos nao valem nem 1 centavo o povo da russia é muito orgulhosos so querem usar essas bosta vooadoras pra nao ficar por baixo do EUA apesar que os EUA é td nogentos safados vagabundos so querem os petrolio de outros paises dizendo que ta ajudando depois querem entrar com sociendade com o pre-sal com o brasil

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  30. Avião não cai do céu, só chuva. o Piloto em comando e talvez o mecânico responsável o derrubem dos céus...

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  31. André, autor do post disse:
    "Justamente por fabricarem poucos aviões novos, os países ex-soviéticos ainda usam aviões que tem mais de 20 anos de idade. E como eu disse antes, estes são feitos com material de qualidade ruim e não tem uma durabilidade decente."

    Isso é no mínimo uma contradição rapaz, se os aviões foram feitos com "material de qualidade ruim e não tem uma durabilidade descente" como podem estar em operação por mais de 20 anos?

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  32. Primeiramente, nunca vi tanta asneira concentrada em um único lugar. Nesses comentários aqui.
    Eu já voei um Ty-154 de Minsk para Paris e achei uma ótima aeronave. Atrasados são os brasileiros aqui achando que na Rússia só existem vodkas, bêbados e aviões sucateados. Talvez nunca ouviram falar da MAKC. Talvez nunca tenham se quer pesquisado sobre o que a Sukhoi anda fazendo...e não estou falando dos militares...os aviões civis. Aviões velhos voando, tem um monte por aí...os MD, os 727, os 737-200, etc.... É óbvio que cada acidente têm seus fatores. Agora, dizer que caiu porque era um Ty-154 ou MD-80...é no mínimo uma tremenda ignorância. Procurem se informar, estudar e talvez pelo menos compreender, antes de saírem por aí falando asneiras.

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  33. OPAAA!!! MAIS UM ACIDENTE!!! NA INDONÉSIA!!! começouu!!!!
    Esse saiu da pista!!! será que era soviético?? (Creio que não)!!

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  34. "Pelo menos 20 passageiros ficaram feridos na queda de um Boeing 737 nas proximidades do aeroporto de Manokwari, na Indonésia, na manhã desta terça-feira (13)."

    Olha aí André, 737 também cai por causa de nevoeiro.

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  35. Concordo com o Daniel o Leandro de Moraes e o Zé.A Sukhoi fabricou o Superjet(JATO REGIONAL) e se fosse um avião ruim não estaria preocupando a Bombardier e a Embraer.Agora é só esperar que esse novo avião tenha seu lugar merecido no céu.

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  36. O problema e de manutençao. e nao dos avioes !

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  37. aff vcs do fsaqui só sabe fala merda ¬¬ são otimos os avioes russos...

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  38. A Rússia não depende dos motores norte-americanos ou canadenses para equipar seus aviões,a Airbus e a Embraer dependem.Caem mais Aeroboeros(a Argentina fabricou,vendeu pro Brasil e fechou a fábrica em seguida) nos aeroclubes do Brasil e ninguém fala nada.

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  39. o fato deleas serem velhas nao quer dizer que irão cair ! ex: os 747-200/300, 707 e 727 usados ate hj em todo nao caiem a um bom tempo! acho que falta um bom plnaejamento da aeronave

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  40. Planejamento de aeronave? desculpe discordar Bruno, mas creio que a falta de bom planejamento foi extinto desde a época dos Comets, mas se atualmente não estivessem de acordo com as normas sancionadas e não fossem homologados, não estariam voando por ai.

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  41. Bem,como vários disseram aí no post,qualquer avião cai,mas,depende da manutenção,tanto boeing quanto airbus cai,mas,isso depende muito da manutenção feita e além disso das condiçoes da aeronave,vou dar um exemplo,o A320 que deu problema em congonhas na hora do pouso e caiu por cima do predio da Tam,o problema foi a manutenção,a turbina tava com defeito,quando o bendito piloto puxou os manetes pra trás,o fly-by-wire desligou o controle do cmte.e acelerou uma turbina no máximo,aí ferrou tudo né?depende da manutenção e pra voar aqui no brasil não seria uma boa pq não tem tenicos qualificados pra cuidar de aeronaves sovieticas/ russas,isso tudo depende da manutenção e da tripulação!!!

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  42. Como em todo acidente aéreo devemos considerar vários aspectos, como histórico da aeronave, tripulação, fatores ambientais intrínsecos e extrínsecos, fator humano, material, etc... Por um lado penso que esta nossa "desconfiança" acerca da confiabilidade das aeronaves russas e afins, seja um subproduto do capitalismo industrial ocidental que desde muito antes da guerra fria, já dominava grande parte do mundo, portanto um agente extremamente alienador e influente. Por outro lado os fatores que levaram a indústria aeroespacial da antiga URSS a defasar em relação à indústria aerospacial ocidental se devem entre outros motivos, o político-econômico, óbvio. não dá pra justificar tudo isso em poucas linhas, são páginas da história que se desenvolveram e o que temos agora são aeronaves com sistemas embarcados antigos, que muitas vezes inutilizados pelos grandes operadores acabam sendo vendidos por preços irrisórios para operadores de países subdesenvolvidos que muitas vezes não prestam a devida manutenção, tripulação carente de instrução, infraestrutura precária, descaso do governo, e o rersto nós já sabemos como termina...

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  43. o que as pessoas realmente não levam em consideração e principalemnte o titulo deste post, e que "aeronaves Sovieticas" quase todas derivadas de fabricas como Ilyushin, Tupolev, Antonov, Sukhoi, que hoje em dia ou não produzem aviões de grande porte ou nem existem mais.

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  44. Realmente, todos nós sabemos que as aeronaves sovieticas são feitas de plastico. kkkkkkkkk. eu me perco na conta no numero de breguinhas que se acidentaram no mundo e as mortes então? Agora falar que somente pelo fato de ser sovietica era ruim? mera
    imagem distorcida ocidental, eu ja estive na russia e a ultima parte do voo, fiz de tu-144, o melhor voo de aeronave até 200 passageiros que ja fiz, as poltronas muito mais confortaveis, a largura era melhor, o ruido interno era ameno.

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  45. pessoal aviao cai de qualquer jeito nao importa se é russo ,americano ou seja la de qual país for , devemos analisar os varios fatores que contribuiram para cada acidende e após conclusao saber se foi culpa do fabricante,piloto,mecanico ou diabo q for .Quanto ao Airbus que caiu em SP para quem foi ignorante em falar que o Fly-by-wire que fez o aviao "nao responder " o comando do piloto está completamente enganado pois o Fly-by-wire nao substitui ou "assume o comando " da aeronave, o poder de comando é de TOTAL controle do piloto e o sistema APENAS corrige a postura do piloto em manobras que ponham em risco a aeronave , o que aconteceu é que o piloto erroneamente nao fez o proc. correto para pousar em CGH e nao retardou corretamente as manetes sendo que uma ficou com o A/T ligado e outra nao devido ao erro do piloto (mas isso nao vem ao caso pq agora ja foi)....

    Fonte:conheço amigos pilotos da TAM que me contaram.

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  46. Bom, eu sou fã da aviação soviética; mas nem por isso eu me sinto ofendido pelo post (como foi dito no prorpio post); afinal de contas é a mais pura realidade... direto vemos notícias de russos no chao, e qual é o principal fator? Manutenção ou maquinário velho! Realmente a questão é: É preciso uma rapida substituição de algumas aeronaves... se não... é como visto antes... essa porcentagem só tende a aumentar

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  47. Na minha opinião, não são os aviões, são os pilotos!!! vc pode ver pela empresas aereas sovieticas, a maioria n tem um exame rigoroso!!! Do Fisico e emocional e ate mesmo quando tornado piloto, as vezes muitos deles nem se quer treinam em simulador de voo profissional por muito tempo, ao contrario das forças aereas sovieticas que Tem um exame muito rigido!!!, tanto e que dificilmente acontecem acidentes!!! Não digo que culpa do piloto, mas sim das empresas aereas que querem lucrar mais rapido e n exigem o treinamento necessario de pilotos e co-pilotos!!!

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  48. nem sempre a culpa é do piloto e sim da manutenção alem do mais essas aeronave sao antigas e muita vezes é mais caro a manutenção delas

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  49. Aeronaves SOVIÉTICAS ( minha opinião ) São tão ruims que o brasil ta comprando helicopteos SOVIÉTICAS. e se fizer um preço bom vai querer os migs tbm...

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